Espaço vida

13-12-2009 18:09

Av. Guerra Junqueiro, 11, r/c esq.
1000 Lisboa

tel: 914 102 239
e-mail: inforvida@gmail.com
 

 

 Formação Contínua
 Psicologia e Expressões Criativas em Educação
 
Local: Lisboa
Data: 30 e 31 Janeiro 2010

 

Calendário:

um fim de semana intensivo por mês (sábado/domingo).
 

30 e 31 de Janeiro; 27 e 28 de Fevereiro; 30 e 31 de Março; 24 e 25 de Abril; 29 e 30 de Maio; 5 e 6 de Junho.

Informações:

TM: 91 410 22 39

ESTRUTURA E OBJECTIVOS
 

  • Disciplina 1 – Psicologia
  • Disciplina 2 – Corpo e Movimento
  • Disciplina 3 – Pedagogia e Comunicação não verbal

Curso de formação para professores, educadores de infância, educadores e animadores socias, psicólogos e outros técnicos interessados na aplicação do movimento e outras expressões criativas à prática pedagógica.

Tem como objectivos capacitar os formandos para intervenções pedagógicas integrativas, sustentadas num bom conhecimento teórico-prático da psicologia e das expressões artísticas adaptadas aos conteúdos curriculares das várias disciplinas.

Visa preparar os seus formandos para a concepção e orientação de um projecto de intervenção comunitária nos seus locais de trabalho ou junto da comunidade envolvente, com recurso à criatividade e à expressão simbólica.


 

DISCIPLINA 1. PSICOLOGIA/MOVIMENTO/COMUNICAÇÃO
 

  • Como pode a Psicologia servir para uma compreensão mais profunda das relações humanas, em geral, e das relações e interacções em ambiente escolar ou pedagógico?
  • Como podemos voltar a observar as nossas comunicações, a partir de perspectivas que integrem o que sabemos e as nossas experiências e questões actuais?
  • Como se articula a psicologia ao movimento espontâneo e simbólico, subjacente à criatividade intrínseca de cada pessoa?

O nosso trabalho terá como base conceitos e formulações teóricas do desenvolvimento psíquico bem como da comunicação e relações interpessoais, recorrendo a autores contemporâneos).

Através de exercícios e das experiências e práticas quotidianas simples vamos experimentar o movimento e o simbólico de maneira a que a criatividade de cada um se active para beneficio da reflexão, da troca, da aprendizagem e da mudança.
A partir de si mesmo e do grupo, iremos explorar as maneiras de nos entendermos, com o outro como sujeito, como “si-próprio”, aprofundando a qualidade da relação adulto-criança/jovem; professor-aluno; pessoa-pessoa.
 

Biografia
Ana Coimbra Oliveira
Começou a trabalhar com crianças e jovens.
Formou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa.
Pratica psicologia clínica e psicoterapia com Análise de Movimento – método Cary Rick.
É coordenadora, consultora, assesora e formadora em projectos diversos, nomeadamente, nas áreas comunitária, cultura, saúde, prevenção, educação, trabalhando com crianças, jovens, idosos, educadores, pais, equipas técnicas. Estas iniciativas têm como base comum o privilegiar da subjectividade, da criatividade, do diálogo, enfim, da comunicação significativa. Tem colaborado em equipas e entidades diversas, destacando nos últimos anos, a Câmara Municipal de Cascais, Mapa das Ideias, Paiscool, Sete Pés, ExperimentaDesign – Bienal de Lisboa.
Interessa-se particularmente por abordagens criativas, interculturais e
interdisciplinares à realidade.
 

 

Disciplina 2 . Corpo/Movimento/Dança Criativa
 

A base do trabalho a desenvolver será o (re)conhecimento e (re)apropriação do nosso corpo e a sua plena utilização ao serviço da exploração criativa de temas.
O corpo visto e utilizado numa perspectiva lúdica. O corpo que nos surpreende e ensina. A função do jogo e da experiência somática em educação.
 

Iremos explorar, em conjunto ou individualmente, algumas questões:

  • Que relação temos com o nosso corpo? Conhecemo-lo para além da pele?
  • Que possibilidades de movimentos tenho?
  • A que universos criativos e/ou subjectivos o movimento me conduz?
  • Como posso explorar criativamente temas, histórias, objectos, através do movimento/dança?

Será ainda um trabalho aberto às questões e propostas do grupo de alunos, que se adaptará às necessidades específicas dos formandos - por exemplos, tipos de população e níveis etários.


 

Sandra Caldeira
Fez a sua formação nos cursos da Companhia de Dança de Lisboa, Companhia Nacional de Bailado e workshops com diversos criadores. Foi bailarina estagiária da CDL e posteriormente dançou trabalhos de Isabel Piscarreta, Sofia Neuparth, Kumiko Kimoto, Cosmin Manoulescu e A Torneira/Bruno Cochat. Foi uma das fundadoras do grupo O resto, envolvendo-se nas áreas da criação, interpretação e produção. Na área da dança educacional/ criativa frequentou diversos workshops com Manuela Pedroso, Madalena Victorino e Jeff Meiners.
Licenciada em Psicologia Clínica (ISPA), fez o ano zero de Formação em Psicoterapias Breves (Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves) e o 1º ano do Curso Básico de Análise de Movimento (Método Cary Rick). Em 1997 iniciou a sua actividade como professora de dança contemporânea, tendo-se posteriormente dedicado ao ensino da dança criativa.
Colabora desde 1999 com o Forum Dança, desenvolvendo em paralelo a actividade de professora de dança criativa em diversas escolas.


 

Disciplina 3 . Pedagogia e Comunicação não Verbal
 

Através do Sistema Laban de Observação e Análise do Movimento iremos desenvolver projectos de desenvolvimento pessoal e colectivo na área das expressões criativas.

Faremos uma abordagem integrativa, articulando pedagogia, psicologia e técnicas de dança comunitária no trabalho de conteúdos curriculares, adequado a diferentes tipos de público-alvo.

Vamos despertar memórias e voltar a brincar - com o corpo, as palavras, os sons, as cores - e aprender técnicas básicas de motivação e dinâmica de grupos. Vamos aprender a escutar de variadas maneiras – escutar gestos, emoções … E elaborar projectos estruturados para intervenções em grupos, nas escolas ou noutros espaços comunitário.

Biografia
Isabel Figueira é formada em Dance Movement Therapy por Laban Centre City University, Londres. Com as licenciaturas em filosofia e em Estudos Portugueses, deu aulas de filosofia, psicologia e é professora de Língua Portuguesa, depois de ter trabalhado seis anos como dança terapeuta, integrada em equipas de psiquiatria, no hospital de Santa Maria e no Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa. Coordenou o curso de Pós-graduação em Dança Terapia e Comunicação Não Verbal, na Universidade Autónoma de Lisboa e deu regularmente aulas no mestrado de Dança Terapia, na Universidade Autónoma de Barcelona. Tem artigos publicados sobre literatura portuguesa e sobre dança terapia .Fez formação de professores sobre o ensino da literatura em articulação com as expressões criativas – artes plásticas e movimento.
 

 

INSCRIÇÃO

Mandar para isabelfigueira@hotmail.com os seguintes documentos:

  1. CV
  2. carta indicando a motivação e expectativas em relação a este curso.

Se for considerado necessário poderá haver entrevista prévia.
 

Inscrição – 50 euros; Mensalidade – 150 euros.

Informações por e-mail ou tm: 91 410 22 39.

—————

Voltar