As cinco chaves da Inteligência Emocional

 

Daniel Goleman distingue a Inteligência Emocional em cinco diferentes áreas de habilidades:

 

1.    Capacidade de conhecer as próprias emoções – Reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre é a chave da inteligência emocional. A falta de habilidade em reconhecer os nossos verdadeiros sentimentos deixa-nos à mercê das nossas emoções. Pessoas com esta habilidade são melhores “pilotos” das suas vidas.

 

2.    Capacidade de controlar as emoções – Tendo consciência das emoções negativas que nos bloqueiam, podemos libertar-nos delas mediante um processo dirigido pela razão. Se estamos tristes, podemos pensar de maneira optimista; se estamos furiosos, talvez um passeio nos possa acalmar. Mas, se não reconhecermos as emoções que estamos a viver, dificilmente poderemos fazer algo sobre elas. Obviamente que, quanto maior controlo tivermos sobre as nossas emoções, mais facilmente poderemos lidar connosco e com os outros.

 

3.    Capacidade de auto-motivar-se – Um dos piores inimigos do êxito é a impaciência, a incapacidade de esperar o reconhecimento ou a gratificação por um trabalho que estamos a realizar. Se nos deixarmos levar pela ansiedade, pelo mal-estar, pelo aborrecimento, dificilmente conseguiremos concentrar-nos na tarefa que estamos a tentar levar a cabo. Pelo contrário, se estivermos motivados, encontraremos prazer no trabalho e não perdemos a calma durante o período de espera pela gratificação.

 

4.    Capacidade de reconhecer as emoções nos outros – Empatia, é outra habilidade que constrói o auto-conhecimento emocional. Esta habilidade permite às pessoas reconhecerem necessidades e desejos nos outros, permitindo-lhes relacionamentos mais eficazes.

 

5.    Capacidade de controlar as relações interpessoais – O relacionamento é, em grande parte, a habilidade de gerir sentimentos de outros. Esta habilidade é a base de sustentação da popularidade, da liderança e da eficiência interpessoal. Pessoas com esta capacidade são mais eficazes em tudo o que diz respeito às interacções interpessoais.

 

Tendo conhecimento destas cinco habilidades, o mais importante é saber que todos nós temos a possibilidade de melhorar em qualquer uma destas áreas mediante a aquisição de novos hábitos e de novas formas de reagir. Se o conseguirmos fazer, isso beneficiará não só as nossas relações pessoais como, também, tudo o que diz respeito ao nosso trabalho e vida social.