Empatia

 

Segundo os estudos de Zahn Waler e de Radke Yamow, a empatia envolve a capacidade cognitiva e emocional, de maneira a que permita-nos interpretar os estados psicológicos dos outros.

             É uma comunicação interpessoal que tem como predomínio a emoção, designando-se pela capacidade de ser afectado pelo estado emocional / afectivo dos que nos rodeiam, chegando mesmo ao ponto de “presunção”, para tal é necessário uma observação e ligação com a vida mental do outro.

 Para descrever o processo interpessoal que se relaciona com a empatia existem cinco factores qualificativos, são eles:

  • Designa-se por um processo recíproco e dinâmico;
  •  Existe uma ligação forte com a vida mental de forma a parecer que o psíquico está mesmo envolvido;
  •  Exige uma identificação projectiva bidireccional;
  • Associa-se há capacidade de assegurar transferências de empatia;
  •  É um processo de predomínio inconsciente que se torna acessível ao conhecimento consciente.

 

Por outro lado, analisando os estudos de Greenberg, Elliott, watson & Bohart, estes definem a empatia como uma construção complexa que é constituída por inúmeras experiências e acções variadas, que são utilizadas como uma terapia.

Os terapeutas com mais experiência desenvolvem novas capacidades, ao ponto de os pacientes não demonstrarem qualquer importância à empatia, sendo que deste modo, conclui-se que os terapeutas com menos experiência obtêm melhores resultados. No entanto, a empatia, continua a ser, do ponto de vista de Greenberg (2001), melhor descrita como uma variável de um clima criado mutuamente, em vez de uma variável providenciada unilateralmente pelo terapeuta.

Segundo estes últimos autores, as pessoas exprimem-se em múltiplos níveis e ao serem empáticos, os psicoterapeutas, podem focar-se nos sentimentos dos clientes, nas percepções, constructos, valores e assumpções e nos pontos de vista de outras pessoas e situações.